Como montar um Domo Geodésico?
É preciso entender que para construir um domo geodésico primeiramente é que as Estruturas Geodésicas, Domos ou Cúpulas Geodésicas se caracterizam por uma rede de pontos interligados por linhas retas,
que formam uma rede de polígonos planos interconectados e circunscritos contudo dentro de uma “esfera
imaginária. Onde todos os seus vértices a tocam entretanto o triângulo é o polígono mais comum na
formação dessas estruturas. Sua elaboração se dá a partir de um poliedro
matriz (também chamado de “geode”) que pode apresentar inúmeras subdivisões nas cúpulas geodésicas que são
responsáveis por sua vez, pela formação das linhas e interseções desses elementos.
O poliedro matriz mais comum na criação de estruturas geodésicas é o Icosaedro (Poliedro de 20 lados iguais), mas é possível se fazer geodésicas derivadas de outros poliedros também.
Cúpulas Geodésicas são construções derivadas de alguns Poliedros e suas subdivisões, sendo que
todos os vértices desses poliedros sempre estarão circunscritas dentro de uma esfera ou elipsóide
imaginária, que por sua vez lhe confere o formato peculiar. Sua estrutura geralmente é formada
por uma trama de polígonos interconectados, sendo o triângulo sua célula básica mais comum.
Estas cúpulas são espaços de proporções harmoniosas, utilizadas para construções de caráter
arquitetônico com os mais diversos propósitos.
Estrutura para construir um Domos Geodésicos;
Sua estrutura básica é formada por apenas 2 elementos:
Barras e Conexões (ou Nós, como também são chamados) Dependendo da finalidade a que vai ser construída o seu domo geodésico ela pode apresentar inúmeros outros elementos, como fundações, pisos, portas, janelas, instalações elétricas e hidráulica, dentre outros elementos possíveis. Sendo o principal elemento adicional, presente em geodésicas fechadas, a cobertura, que pode ser de diversos materiais como lonas, ferro, cimento, palhas, telhas asfálticas, etc. Já as linhas retas das cúpulas geodésicas são chamadas de barras (formadas geralmente por materiais estruturalmente leves e rígidos como bambu, madeira, pvc, tubos de metal, dentre outros). Vértices, são as conexões ou nós (formados por materiais como madeira, metal, pvc, tubos plásticos, cordas, dentre outros) onde se conectam essas barras, formando assim o domo ou cúpula geodésica. Geralmente as Cúpulas Geodésicas são formadas por apenas 1 tipo de barra e 1 tipo de conexão, mas também é possível ter vários tipos em uma mesma Cúpula. As Geodésicas arquitetônicas podem ser esferas ou elipsoides inteiras ou frações delas (como por exemplo metade ou 5/9 ). Domos ou cúpulas geodésicas geralmente representam uma fração da esfera.
Tendência Domolar
Atualmente no mercado existe uma única empresa brasileira que vem se destacando e lançando tendência em ter um domo geodésico ou tenda geodésica em seu quintal, sua área de piscina, área gourmet, sítio e infinitas outras possibilidades. Esta empresa foca na facilidade e praticidade para que seu cliente monte seu kit domo geodésico com muita simplicidade, um projeto de montagem guiado, tudo bem descrito e com referências para Barras e conectores, onde você é guiado para uma montagem de fácil entendimento. Todas as peças do kit já vem preparadas, calculadas e verificadas prontamente para serem encaixadas uma sobre a outra, assim, o privilégio inovador e moderno de ter um Domo Geodésico em sua casa será realidade.
Este é o novo conceito proposto pela DomoLar: decorar seu ambiente com um Domo Geodésico, e sentir em sua alma a tranquilidade de estar dentro de uma cúpula geodésica aumentando a sinergia, paz e o prazer de se sentir em casa.